segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Cálculos no circuito misto

Cálculos no circuito misto

O circuito misto é composto por elementos que podem estar ligados em série ou em paralelo, e para compreendê-lo e realizar os cálculos necessários, é preciso ter em mente todo o conhecimento sobre as montagens de circuitos série e paralelo. Vamos analisar o circuito abaixo:


Analisando atentamente as ligações podemos perceber que nenhum elemento no circuito está ligado em paralelo, e que há elementos em série como por exemplo R3 e R4 (estão conectados em série através do ponto c), e a fonte de tensão V e R1 (estão conectados através do ponto a).

Obs.: A fonte de tensão e o resistor R1, estão ligados em série mas não podem ser combinados, já que são elementos diferentes.

Cálculo da tensão e corrente no circuito misto:

A primeira coisa que devemos fazer antes de realizar os cálculos no circuito misto, é analisar o circuito cuidadosamente, definindo o que está em série e o que está em paralelo, para então substituir os elementos por uma resistência equivalente (ao fazer isso simplificamos o circuito, facilitando as contas e diminuindo os erros). Vamos analisar o exemplo abaixo:





Explicação passo a passo: 
Após a análise do circuito misto na primeira imagem, podemos identificar que há duas resistências em série R3 e R4, podendo reduzi-las a Ra, e realizando a nova montagem do circuito. Dando continuidade a análise, também podemos identificar que Ra e R2 estão ligadas em paralelo (e são componentes iguais) logo, também podem ser simplificadas, obtendo assim uma resistência equivalente Rb. Essa resistência Rb encontrada é substituída em um novo circuito, sendo colocada em série com R1. Na última imagem temos um circuito formado por duas resistências R1 e Rb, que estão conectadas em série sendo equivalentes a uma nova resistência, Rc. E no final, temos somente uma resistência total no circuito de 4Ω.

Após calcular as resistências equivalentes, e substituí-las em um novo circuito, os cálculos da tensão e corrente tornam-se mais práticos. Para calcular a tensão e a corrente no circuito misto, utilizaremos a Lei de Ohm, observe neste caso abaixo onde já possuíamos o valor da tensão total e calculamos a corrente:



BOYLESTAD,R.L. Introdução à Análise de Circuitos.12 ed. Pearson. 2012
ROSSETI, Gustavo.(2019).Análise de Circuitos CC [Notas de aula].Eletrotécnica Integrado, IF Sudeste MG



0 comentários:

Postar um comentário