quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Capacitor

O que é um capacitor? 

Capacitores são elementos passivos formados por duas placas feitas de material condutor separadas por um material isolante - ar, mica, cerâmica, papel. Ele funciona armazenando energia elétrica a partir de um campo elétrico. O material têm comportamentos opostos em relação a corrente e a tensão, tanto durante seu carregamento quando descarregamento, conforme podemos observar pelos gráficos abaixos: 

Processo de carregamento do capacitor:     

   

  Processo de descarregamento do capacitor:

 

Capacitância

Capacitância é a capacidade do capacitor em armazenar cargas em seu interior.

Onde: 

E = diferença de potencial (V)

Q = cargas armazenada (C)

Propriedade físicas do capacitor

A única forma de alterar a capacitância de um capacitor é alterando suas propriedades físicas, como área de suas placas (S), a distância entre as placas ou o material isolante (dielétrico). Vale lembrar que, cada dielétrico tem uma permissividade específica (E) e esta é o que faz com que sua altere sua capacitância. Essa é a fórmula que nos possibilita achar a capacitância por meio das suas propriedades físicas:


Energia no capacitor

Quando aumentamos a tensão aplicada no capacitor aumenta-se, consequentemente, as cargas armazenadas (de acordo com a sua capacitância). Ou seja, a tensão aplicada é diretamente proporcional às cargas armazenadas.



DINIZ, André.(2006). Eletromagnetismo [Apostila de sala de aula].Eletrotécnica, IF Sudeste MG, Juiz de Fora, MG. p. 45 - 55







0 comentários:

Postar um comentário